Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Michael Jackson - Bad

Bad é o sétimo álbum de estúdio lançado por Michael Jackson pela Epic em 1987 que figura como a última das três colaborações do cantor com o produtor Quincy Jones. Nos anos 1980, recebeu críticas severas da imprensa e foi considerado pouco ousado na comparação com álbuns anteriores do astro, principalmente em comparação à Thriller, seu álbum anterior de 1982 - O mais vendido e bem sucedido de todos os tempos.

Em contrapartida, porém, foi bem recebido pelo público e vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo. Estreou no topo das paradas de sucesso em 25 países (algo inédito para a época), e permaneceu, durante algum tempo, como o segundo disco mais vendido da história.

Compositor talentoso, Michael gravou o álbum em um período de três anos, se dedicando especialmente à composição. Nove das onze canções de Bad são de autoria dele. Entre os colaboradores estão Stevie Wonder, com quem Jackson divide vocais na canção "Just Good Friends", e Siedah Garrett, que canta com ele em "I Just Can't Stop Loving You".

No álbum, Michael experimentou escrever sobre temas bem inusitados. Algumas letras geraram polêmica. Em "Smooth Criminal", o astro relata a história de uma mulher vítima de violência sexual. Já "Dirty Diana" fala das groupies, jovens que tentam cultivar intimidade com ídolos em troca de fama e dinheiro. Muitos acreditavam que a Diana da canção era, na verdade, Diana Ross, com quem Jackson tinha cultivado amizade no passado e havia se distanciado.

Um recorde de nove canções foram lançadas como compacto durante a divulgação de Bad. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". Foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em 1º lugar na história da música. Uma sexta canção, "Another Part of Me", ainda chegou ao topo da lista de black music.

O primeiro vídeo filmado para promover o álbum foi da faixa-título, "Bad". O curta-metragem de 18 minutos foi dirigido por Martin Scorsese e conta com a participação de Wesley Snipes. Quando o clipe estreou na televisão, em 31 de agosto de 1987, gerou grande controvérsia, especialmente por causa das alterações na aparência do cantor. Michael ainda gravou outros três vídeos para faixas de Bad. Canções como "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone" ganharam versões para a TV quando incluídas no musical Moonwalker, um longa-metragem lançado pelo astro em 1988.







Faixas:

01. Bad
                                        02. The Way You Make Me Feel 
                03. Speed Demon 
            04. Liberian Girl 
                    05. Just Good Friends
                       06. Another Part Of Me 
                      07. Man In The MIrror  
                                    08. I Just Can´t Stop Loving You 
         09. Dirty Diana  
                 10. Smooth Criminal  
                 11. Leave Me Alone  
           12. Streetwalker  
                           13. Todo Mi Amor Eres Tu  
      14. Fly Away    






Gênero: Dance-Pop, Rock
País: USA                        
 Ano: 1987                         









Nenhum comentário:

Postar um comentário